Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

A homossexualidade não é mais restrição para doação de sangue!

Publicado por Rodrigo Ribeiro
há 4 anos

Para quem não sabe, até recentemente estavam excluídos do rol de habilitados para doação de sangue os "homens que tiveram relações sexuais com outros homens e/ou as parceiras sexuais destes nos 12 meses antecedentes".

Diante da restrição, o Partido Socialista Brasileiro (PSB) ajuizou a Ação Direta de Inconstitucionalidade autuada sob o n. 5543, cujo pedido fora julgado procedente na última sexta, 8 de maio.

Por maioria de votos (7x4), o Plenário do STF declarou a inconstitucionalidade de dispositivos da Portaria 158/2016 do Ministério da Saúde e da Resolução RDC 34/2014 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. As normas fundamentavam a proibição em critérios que consideravam de risco o perfil de homens homossexuais com vida sexual ativa, em razão da possibilidade de contágio por doenças sexualmente transmissíveis (DST).

Em suma, decidiu o STF que a proibição de doação de sangue por homens homossexuais é incompatível com a Constituição Federal, de modo que a restrição não mais subsiste.


  • Publicações16
  • Seguidores11
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações152
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/a-homossexualidade-nao-e-mais-restricao-para-doacao-de-sangue/848833286

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)